Desenvolvemos unidades habitacionais com excelente custo x benefício,
primando pela qualidade de nossos empreendimentos e pela plena satisfação de nossos clientes.

FALE CONOSCO
A importância de ser um doador de sangue

O dia 25 de Novembro é uma data que reforça a importância de ser um doador de sangue. Durante o final de ano e início do ano seguinte, e agora diante da pandemia, os estoques nos hemocentros têm tido queda de 10% nas doações. 

Antes de tudo, cabe ressaltar que a doação de sangue não aumenta o risco de contaminação pelo novo coronavírus. A perda de hemácias (células do sangue) não compromete a imunidade. Ah, e todo material usado é descartado.


Pacientes que tiveram a Covid-19 devem aguardar 30 dias após o fim dos sintomas para doarem. Já quem teve contato com pessoas diagnosticadas ou suspeitas, ou se viajou para o exterior, deve esperar 14 dias. Segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,6% da população brasileira doa sangue. Este é um ato de voluntariado e um ato de amor ao próximo. E, é muito importante criar o hábito de doar e incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo. Um adulto tem em média cinco litros de sangue e no processo de doação são coletados no máximo 450ml. Sendo pouco para o doador e muito para quem realmente necessita. Vale ressaltar que, em cerca de um dia, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada. O interessado em realizar essa atitude nobre passa por uma entrevista que tem como objetivo promover mais segurança tanto a você quanto aos pacientes que receberão o sangue coletado. Portanto, diga a verdade no questionário.


O procedimento de doação desse líquido tão precioso é bastante rápido. Do momento ao realizar o cadastro e triagem clínica até a coleta, a duração gira em torno de 40 minutos.  Entre as situações mais comuns que um paciente necessita de doação estão as cirurgias de grande porte, transfusão no caso de doenças crônicas, como a doença falciforme e, claro, após acidentes graves. Algumas informações importantes: os homens podem doar a cada 60 dias (até 4 doações por ano) e as mulheres a cada 90 dias (até 3 doações por ano).


Quem pode doar sangue:


- Ter idade entre 16 e 69 anos (se for menor de 18 anos deve apresentar autorização e documentação do responsável);

- Pesar mais de 51 kg e ter índice de massa corporal (IMC) superior a 18,5;

- Não ter fumado nas 2 horas anteriores à doação;

- Não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação;

- Ter dormindo pelo menos seis horas na noite anterior;

- Não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos e grandes refeições nas três horas anteriores à doação.


Quem não pode doar sangue:


- Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;

- Haver evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue, como hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de chagas;

- Quem faz uso de drogas ilícitas injetáveis;

- Malária.


Aqui na Valor Real, diversos dos nossos colaboradores já doam sangue regularmente. Incentivamos você também para participar dessa ação tão solidária. Sua doação pode ajudar a salvar a vida de até quatro pacientes.